Notícias

Semana Nacional dos Orgânicos 2017

A expansão da produção e consumo de produtos orgânicos vem acontecendo num ritmo cada vez maior, pelo crescimento da consciência e preocupação da sociedade com a qualidade dos alimentos que consome e, também, com o impacto dos processos produtivos sobre o meio ambiente. Por isso, é cada vez mais comum encontrar espaços de comercialização ofertando produtos orgânicos, sejam eles frescos, industrializados ou como ingredientes de cardápios de restaurantes.

Esse esforço coletivo, envolvendo pessoas que atuam na produção, processamento e comércio de produtos orgânicos, foi construindo uma grande rede do bem, voltada a construção de uma outra lógica de produção e consumo, onde é fundamental a existência de compromissos éticos para que o resultado disso tudo seja a existência de um mundo melhor e mais justo, para todos.

Uma vez que o produto orgânico é o resultado de um sistema orgânico de produção, não há como garantir a qualidade orgânica sem a adoção de procedimentos que possibilitem a identificação e a rastreabilidade desses produtos do campo até a mesa. Para isso é fundamental que todos os participantes dessa grande rede entendam e cumpram o seu papel. Isso se torna cada vez mais importante já que a ampliação da demanda e valorização do produto orgânico vem fazendo com que pessoas gananciosas e sem escrúpulos passem a comercializar produtos convencionais como se fossem orgânicos.

Para ajudar a que todos compreendam como podem se proteger de fraudes e contribuir para garantir a qualidade orgânica dos produtos comercializados é que o Ministério da Agricultura, junto com os demais parceiros no âmbito federal, estadual e municipal, escolheu para o tema da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos deste ano Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!”.

Por meio de vídeos, panfletos, palestras e outros materiais e atividades, serão repassadas informações referentes aos cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter, para garantir que ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

A Campanha tem início nesta última semana de maio e se estende até maio de 2018, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação, acompanhe aqui.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2017.

Acre

29 de maio – 05 de junho

Alagoas

23 de maio – 10 de junho

Ceará

29 de maio – 03 de junho

Distrito Federal

30 de maio – 04 de junho

Maranhão

27 de maio – 30 de junho

Mato Grosso do Sul

26 de maio – 09 de junho

Minas Gerais

16 de maio – 22 de julho

Paraná

30 de maio – 04 de junho

Piauí

31 de maio – 02 de junho

Roraima

28 de maio – 03 de junho

Tocantins

17 de maio – 02 de junho

Amapá

Em breve!

Amazonas

Em breve!

Santa Catarina

Em breve!

São Paulo

Em breve!

Sergipe

Em breve!

Bahia

Em breve!

Goiás

Em breve!

Mato Grosso

Em breve!

Pará

Em breve!

Paraíba

Em breve!

Pernambuco

Em breve!

Rio de Janeiro

Em breve!

Rondônia

Em breve!