Notícias

Food ingredients South America 2017 terá pavilhão exclusivo para ingredientes naturais

O aumento do consumo de ingredientes naturais e de alimentos com menor número de processados e ultraprocessados é uma realidade comprovada por empresas de inteligência de mercado. Em uma pesquisa aplicada pela Euromonitor International em 2016, metade dos entrevistados em 20 países declarou desejar alimentos e bebidas comprovadamente naturais, inclusive com a inscrição “100% natural” no rótulo. Segundo a consultoria, o volume em toneladas de vendas dessa categoria crescerá a uma taxa média de 3,9% ao ano até 2021 – sem considerar a inflação.

Pensando neste novo consumidor, a 21ª edição da Food ingredients South America (FiSA), consagrada como o principal ponto de encontro da indústria de ingredientes alimentícios, terá este ano o pavilhão Natural ingredients (Ni), dedicado somente aos ingredientes naturais. “Será uma vitrine exclusiva para ingredientes naturais e orgânicos para suplementos, nutracêuticos e alimentos e bebidas funcionais, que reúne os principais produtos e fornecedores da América Latina, em complemento à tradicional Health ingredients (Hi), já conhecida pelo mercado e pelos visitantes do evento” adianta o gerente da FiSA, Fernando Alonso. A feira acontece em 2017 de 22 a 24 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

A FiSA está há 21 anos no mercado e desde sua primeira edição traz soluções em Health ingredients. Embora a Hi não tenha um pavilhão específico, representa os ingredientes voltados à saúde e ao bem-estar que os expositores levam ao pavilhão. A diferença em relação ao pavilhão Ni é que ingredientes naturais não contêm aditivos químicos em sua composição e são minimamente processados.

O otimismo não poderia ser maior, já que em 2016, todos os espaços da FiSA reuniram mais de 11 mil visitantes qualificados na capital paulista. No ano passado, 84% dos visitantes da feira declararam ter participação na decisão de compra de suas empresas. Do público total, 15% eram gerentes, 13% CEOs, presidentes e vice-presidentes e 12% coordenadores, executivos ou supervisores. Sócios e proprietários somaram mais 11%, revela a organizadora.

29122783871_f3b4cfc225_k

A programação de conteúdo também reforça o incentivo à geração de negócios e atualização profissional. Nas Conferências Food ingredients, que acontecem nos três dias de evento, a programação do dia 22 apresenta o módulo Top Trends em Mercado e Consumer Insights. Entre os assuntos dos painéis, estão o consumo no Brasil, abordando o panorama de produtos lançados e as categorias em destaque. Também acontece uma conversa sobre segmentação de mercado e o impacto no desenvolvimento de novos produtos, na qual serão mostradas as tendências de perfis dos atuais consumidores, como os veganos, vegetarianos e flexitarianos.

Já a programação do dia 23 de agosto terá como foco Health Trends – inovação em naturalidade e saudabilidade, tema relacionado a este comportamento de consumo. Entre as apresentações, o visitante verá temas como os novos desafios das indústrias dos alimentos para redução de açúcar, sódio e gorduras; e também, abordagens para proteína de soja, tendência de consumo de produtos saudáveis e como a indústria tem agido para atender essas demandas do consumidor. Também acontece o módulo Novas diretrizes de regulamentação, que esclarece temas como o uso de organismos geneticamente modificados e transgênicos, bem como alegação de propriedades funcionais em alimentos com lactose ou potencialmente alergênicos.

No dia 24, o tema Estratégias de Qualidade e Segurança de Alimentos tratará de questões como fraudes, adulteração, contaminantes químicos em alimentos e os impactos para a indústria e, por fim, a importância de assegurar o controle da qualidade e seguir o Padrão Internacional de Segurança de Alimentos. Também serão debatidas as normas de certificação na indústria alimentícia e os mitos e verdades dos produtos processados, o julgamento dos consumidores e a ótica da qualidade e segurança dos alimentos.

No mesmo dia, a grade terá o Workshop da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), com foco em temas regulatórios. O encontro é oferecido no dia 24, das 8h30 às 12h30, e traz especialistas de órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Saúde e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Entre as atrações da FiSA também está o Innovation Tours, visitas em grupo guiadas por especialistas, mostrando aos visitantes como os expositores estão oferecendo as mais avançadas soluções para o mercado. Em 2017, o tema que norteia as visitas, organizadas em parceria com a Equilibrium Consultoria, é “Cultura Alimentar e Mundo Digital”.

Os visitantes ainda encontrarão no pavilhão o New Product Zone, espaço exclusivo com as últimas inovações e novos desenvolvimentos da indústria, em uma iniciativa patrocinada pela Mintel, bem como os Seminar Sessions, palestras de 30 minutos, gratuitas, com representantes de empresas líderes de mercado como Anton Paar, CP Kelco, DuPont, Gramkow, HL Caps, IMCD Brasil, Kilyos, Maprial, Matrix, Mintel, Rousselot, entre outras.

Além da Hi e da Ni, a feira terá a Health & Natural Week, atrações voltadas para a tendência de consumo saudável e natural. A cada dia da feira, uma atração terá este foco. No primeiro dia, serão os Seminar Sessions; no segundo dia, as conferências; e no terceiro, o Innovation Tour.

A FiSA também é palco da maior premiação da indústria alimentícia, o Fi Innovation Awards, que acontece no primeiro dia, às 20h, em um coquetel. A cerimônia é fundamental para prestigiar e estimular a inovação na indústria. As categorias deste ano são “Ingrediente Alimentício Mais Inovador”, “Ingrediente Funcional Mais Inovador”, “Produto Mais Inovador” e “Produto Funcional Mais Inovador”, cada uma com cinco finalistas e três vencedores.

Um comitê técnico formado por profissionais das indústrias de produtos e de ingredientes, entidades, acadêmicos, entre outros, analisou, no dia 19 de julho de 2017, aspectos como inovação, processo produtivo, comunicação da inovação e originalidade da embalagem, benefícios ao consumidor, impacto econômico e as tecnologias empregadas no desenvolvimento. “Para as marcas e indústrias, participar de uma premiação como essa é uma excelente oportunidade, que aumenta visibilidade dos lançamentos. Também é uma grande chance para avaliar se seus produtos e serviços estão alinhados com o mercado, e com a expectativa do consumidor”, explica Alonso.

innovapack South America

Nos mesmos três dias, o Transamerica Expo Center recebe a innovapack, que chega a sua segunda edição em sinergia com toda a cadeia representada pela FiSA. A innovapack é a única feira na América Latina focada em design, tendências e inovação para a embalagem final de alimentos e bebidas. A área de exposição reúne empresas e visitantes de agências de design de embalagem, impressão, rotulagem, materiais de embalagem, recicladores, entre outros.

As atrações deste ano são a Packaging Innovations Gallery, área que destaca as principais inovações do setor no Brasil e no mundo, a Conferência innovapack, com a participação dos principais pesquisadores e companhias de inteligência de mercado. No pavilhão, acontecem também os Seminar Sessions especiais da innovapack e o Espaço Design, um espaço de consultoria gratuita com as principais agências que oferecem soluções a embalagens.

Além disso, o Instituto de Embalagens promove o Packaging on the Road na innovapack, que consiste em palestras de atualização profissional. Outra experiência importante é oferecida pela Innova Market Insights, que trará as últimas tendências mundiais em embalagens para a Packaging Innovations Gallery e insights da indústria para as conferências.

Serviço:
21ª Food ingredients South America
De 22 a 24 de agosto de 2017
Local: Transamerica Expo Center
Horário: das 13h às 20h
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo (SP)
Site: fi-events.com.br