Notícias

Festival Origem: conexão sustentável do campo à gastronomia

Evento reúne de 1º a 3 de dezembro chefs, produtores e consumidores pela causa da sustentabilidade

São Paulo, 27 de novembro de 2017 – Os consumidores nunca estiveram tão preocupados com a origem dos produtos que vão à mesa. Cada vez mais as pessoas estão atentas aos impactos dos alimentos sobre a saúde e o ambiente. Para discutir essas questões, o Festival Origem vai reunir nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, chefs, produtores e pesquisadores engajados numa relação mais transparente e respeitosa com os recursos naturais de onde vem o que comemos.

Uma ação conjunta de ÉPOCA, Globo Rural e Casa e Jardim, o evento vai oferecer debates, oficinas e palestras sobre a conexão do campo com a gastronomia, além de 10 restaurantes e food trucks na praça de alimentação. O Festival recebe também uma feira de produtores rurais, realizada com o apoio da Sociedade Rural Brasileira. A iniciativa irá reunir cerca de 30 expositores, com o objetivo de levar aos consumidores alimentos com os melhores sabores brasileiros.

Entre os profissionais confirmados estão Bel Coelho, chef do restaurante Clandestino; Ivan Ralston, chef e proprietário do restaurante Tuju; Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue; Paulo Barreto, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia; e Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, entre outros. Mais informações sobre a programação estão disponíveis em www.festivalorigem.eco

“Trata-se de uma tendência global de buscar mais informações sobre os produtos que levamos para casa. As pessoas querem saber a história por trás daquilo que consomem. Hoje, temos mais perguntas que respostas”, diz Alexandre Mansur, editor-executivo de ÉPOCA.

“A missão do Festival Origem é celebrar a alimentação que é boa para as pessoas e para o planeta, com a disseminação de informação e práticas que fazem a diferença. Vamos facilitar a busca do público por qualidade de vida, fortemente associada à alimentação”, diz Fernando Luna, diretor editorial da Editora Globo.

O Festival Origem tem patrocínio do Pão de Açúcar e da Coca-Cola Brasil, com apoios do Memorial da América Latina e do Governo do Estado de São Paulo.

Festival Origem
Data:
 1 de dezembro, das 17h às 21h, 2 e 3 de dezembro, das 10h às 22h.
Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.
Ingresso: GRÁTIS!
Inscrições e programação disponíveis em www.festivalorigem.eco

Destaques da programação
– Alana Rox, apresentadora do GNT e autora do livro Diário de Uma Vegana (Globo Livros), pretende mostrar que veganismo é mais que um estilo de vida.

– Bel Coelho, chef do Clandestino, vai falar do uso de ingredientes da biodiversidade brasileira.

– Carolina Iwai, chef confeiteira da Amma Chocolate, vai ensinar a fazer chocolate em casa a partir dos grãos de cacau.

– Ivan Ralston, chef do Tuju, restaurante estrelado pelo guia Michelin, vai fazer uma apresentação sobre sua cozinha baseada em ingredientes sazonais.

– Renato Caleffi, chef do Le Manjue, vai dar uma oficina de cozinha orgânica e funcional.

– Heloisa Bacellar, chef do Lá da Venda, vai ensinar a usar polvilho artesanal para preparar tapioca e outras delícias.

– Sabrina Jeha, do viveiro Sabor de Fazenda, vai ensinar pais e filhos a montar uma horta com restos da cozinha.

– Gabriella Ornaghi, arquiteta paisagista, vai demonstrar como fazer em casa (ou no apartamento) um jardim vertical de plantas alimentícias.

– Harri Lorenzi, coautor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, e Henrique Nunes, chef do Naiah, restaurante do Jardim Botânico Plantarum, vão demonstrar usos desses vegetais na gastronomia.

Credenciamento imprensa
comunicacaocorporativaeg@edglobo.com.br

Credenciamento imprensa
comunicacaocorporativaeg@edglobo.com.br

Sobre a ÉPOCA
Por meio de grandes furos, da cobertura dos grandes assuntos e de grandes reportagens, ÉPOCA explora novas perspectivas diante dos fatos e valoriza a utilidade do conteúdo, com informação, detalhamentos e análises. Além da versão impressa, está presente na internet – www.epoca.com.br – e no Globo Mais.

Sobre a Globo Rural
A Globo Rural é a principal referência para o produtor rural que busca informação confiável para aprimorar a gestão de sua fazenda, assim como aos executivos e dirigentes das empresas de máquinas, implementos e insumos agrícolas, bancos, corretoras e consultorias. Além da revista impressa, também está presente na internet – revistagloborural.globo.com – e no Globo Mais.

Sobre a Casa e Jardim
Casa e Jardim difunde as tendências do mercado de decoração, arquitetura, design e paisagismo sem imposições, respeitando estilos, histórias e comportamentos individuais. A marca publica projetos de interiores que possuem alma, que fujam da beleza sem vida de ambientes com cara de vitrine, sejam eles feitos por pessoas comuns ou profissionais da área. Além da revista impressa, está presente na internet – www.revistacasaejardim.com.br – e no Globo Mais.

Sobre a Editora Globo
A Editora Globo é uma empresa do Grupo Globo, o maior grupo de comunicação do país. Fundada há 65 anos, tem no seu portfólio as marcas ÉPOCA, QUEM Acontece, Época NEGÓCIOS, Marie Claire, Casa e Jardim, Crescer, Autoesporte, Galileu, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Globo Rural, Monet e TechTudo. Juntamente com Infoglobo e Valor Econômico, integra o maior grupo de publicações do Brasil, no impresso e no digital.

A parceria firmada com a Condé Nast, referência mundial entre editoras de revistas, trouxe ao mercado brasileiro os títulos Vogue, Casa Vogue, GQ e Glamour.

Na área de livros, a Globo Livros orgulha-se de ter em catálogo grandes nomes da literatura nacional e estrangeira.

Mais informações:
Comunicação Corporativa – Editora Globo
Adriano Plesskott
(11) 3767-7340
aptavares@edglobo.com.br